Descrição
Vinho Branco Domaine de St Romble Sancerre Pente de Maimbray 2019
Vinificação: As vinhas do Domaine de St Romble requerem atenção especial para aproveitar todo o seu potencial na época da colheita. Os vários gráficos e suas respectivas exposições favorecem diferentes maturidades que você deve saber ler. As uvas amadurecem lentamente no final da estação, após a colheita os sumos são vinificados a baixa temperatura em pequenas cubas respeitando ao máximo os diferentes climas da Quinta.
Maturação: A intervenção é minimalista durante a vinificação e envelhecimento de forma a proteger todo o potencial do terroir. O Pente de Maimbray é engarrafado antes do verão seguinte à sua vindima.
Cor: Amarelo dourado
Aromas: Vinho branco mineral com aromas de brotos de cassis, limão e acácia.
Temperatura Serviço: Servir entre 8 e 10°C
Tempo guarda: 10 anos
Características / Harmonização: Um vinho elegante e vigoroso, fresco e vivaz. Seu terroir potente da “Pente de Maimbray” em parcelas de terras brancas confere a este Sancerre autêntico, um grande potencial de guarda. O Pente de Maimbray acaba por ser uma excelente escolha para acompanhar as suas travessas de marisco, lagostas, vieiras salteadas, mas também só como aperitivo e com todos os seus queijos de cabra!
Particularidades: As vinhas do Domaine são plantadas na aldeia de Sury en Vaux no terroir Terres Blanches. A maioria das vinhas do Domaine são plantadas nas impressionantes encostas de argila da Côte de Maimbray, localizadas a oeste e leste da aldeia de Maimbray (ou Maimbrrray, como dizem por lá). Os habitantes locais chamaram este terroir de Terres Blanches por causa do solo argiloso rico em pedras planas de calcário branco repleto de pequenos fósseis. É um terroir muito famoso, adequado para vinhos de carácter e vinhos para guardar.
Ancestral, foi na Idade Média que a denominação decolou. Hoje, o vinhedo cobre 2.900 hectares na margem esquerda do Loire, a leste de Bourges. As vinhas beneficiam de muitos microclimas devido à exposição muito variável. Capital internacional de Sauvignon, seu estilo inimitável nasce da aliança mágica desta variedade de uva e os 3 terroirs da denominação: Silex, Caillote e Terres Blanches.
Sobre Domaine de St Romble
A origem do Domaine de Saint Romble remonta ao século V e refere-se ao famoso Eremita Romulus, um imigrante que se tornou Saint-Romble que salvou a cidade de Sancerre de seus agressores. As vinhas do Domaine estão localizadas ao longo do caminho percorrido por Saint-Romble entre a sua casa em Subligny na aldeia de Gordon Saint Satur, que desenvolveu vinho no Sancerrois; mais tarde, a Abadia de Saint-Satur. Transmitido de pai para filho por gerações, Paul Vattan, viticultor apaixonado, atento ao seu ambiente e aos seus vinhos e conhecendo melhor do que ninguém as parcelas de Terres Blanches de Sury-en-Vaux, deixou uma forte marca no Campo.
Domaine de St Romble Sancerre Pente de Maimbray, quer conhecer mais sobre os maravilhosos vinhos branco da região de Sancerre? Clique aqui!