Descrição
Vinho Chozas Carrascal Orgânico Las DosCes Tinto 2020
Vinificação: Elaboração em tanques cúbicos de concreto de 10.000-15.000-20.000 litros. Maceração pré-fermentativa até ao início da fermentação alcoólica. Os períodos de maceração variam de 14 a 18 dias. Efetuando remontagens com ar duas vezes ao dia, até densidade 1020. Eles são realizados sem ar e três delestages durante a maceração em densidades entre 1070-1040 da fermentação alcoólica.
A delestage é uma técnica de fermentação e maceração em frio usada na elaboração de tintos e consiste em gentilmente extrair os componentes fenólicos através da oxigenação do suco para reduzir a concentração de taninos e aumentar a de ésteres, componente chave para o caráter frutado e assim obter um vinho mais suave, menos adstringente e mais frutado. A delestage consiste em drenar completamente o líquido e o chapéu de componentes sólidos desce suavemente. Retiram-se então as sementes, portadoras dos taninos mais ásperos e se devolve o líquido à cuba.
Maturação: 5 a 6 meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro usos
Cor: Vermelho rubi brilhante com reflexos violáceos. Aspecto límpido e brilhante.
Aromas: Nariz intenso, fresco e elegante. Predominam as frutas vermelhas e negras com um delicado aroma tostado e notas balsâmicas.
Temperatura Serviço: Servir entre 13 e 15°C
Tempo Guarda: 7 anos
Características / Harmonização: Um vinho fresco, suave e intenso ao mesmo tempo. Destaque para os taninos bem sedosos da Syrah e também a estrutura da Tempranillo. Harmoniza com pescados mais gordurosos e com molhos encorpados, carnes grelhadas e queijos de casca média/dura.
Particularidades: D.O.P. Utiel-Requena, no coração da vinha da COMUNIDADE VALENCIANA. A Denominação de Origem
Utiel-Requena atesta a qualidade do vinho que se faz nesta região.
Las DosCes são uma referência aos dois “C”s Choza Carrascal. A essência de Chozas Carrascal encontra-se originariamente na família que permeia todos os trabalhos de vinha e adega realizados. Embora o projeto tenha nascido da paixão pelo vinho do casal María José López-Peidro e Julián López, a origem vem de mais longe. A intensa relação do avô de Julián López com a vinha envolvente e a estreita relação do neto do seu avô foram a semente e a origem da ideia de criar Chozas Carrascal. O nome da vinícola traz o apelido carinhoso com que os conterrâneos a conheciam, Chozas.
Em 1990 apaixonaram-se por esta terra e pela sua singularidade e viram as possibilidades que ela oferecia para a produção de vinhos únicos. Eles estudaram o meio ambiente e sua história vitícola e realocaram os vinhedos onde estavam, sabendo que a experiência dos antigos vinicultores não poderia estar errada. Hoje seus filhos María José e Julián López-Peidro são os responsáveis e nos quais incide o futuro da vinícola.
Bodega Chozas Carrascal
Chozas Carrascal é uma vinícola familiar com a Denominação de Origem Pago Chozas Carrascal.
Onde produzimos vinhos mediterrâneos de alta altitude, impregnando cada garrafa com a sabedoria da terra, bom trabalho e cuidado diário. Uma forma de compreender o vinho, a uva e o seu cultivo.
MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE
Todos os vinhos que fazemos têm um elo comum, o seu carácter puramente mediterrâneo, mas com duas variáveis acrescentadas que modificam e refinam as uvas que obtemos todos os anos: a altitude da nossa vinha, que varia entre 750 e 840 metros, uma das mais altas em toda a comunidade, e a proximidade com a Serra Moreno. A fauna e a flora presentes em Chozas Carrascal também exercem a sua influência, atraindo predadores naturais que nos ajudam a minimizar o trabalho na vinha. É assim que os insetos e as plantas do meio trabalham conosco no cuidado das vinhas, fazendo-as gozar de uma certa autonomia.
O LUGAR
É uma das mais frias da região devido a sua altura e sua proximidade com a cordilheira Juan Navarro, de onde vêm os ventos dominantes do norte. Tratando-se de uma quinta numa planície ligeiramente inclinada, não existem grandes barreiras que impeçam a entrada direta desta influência dos ventos frios do Norte. Os limites do local são aos montes norte, leste e oeste de maior altura, em forma de planaltos alongados, não unidos entre si. Ao sul, o limite é a Vereda Real e o início do planalto central de Requena.
INFLUÊNCIAS DO CLIMA
O clima da região é mediterrâneo-continental. A média anual de chuvas é baixa, em torno de 350-400 litros por ano, concentrando-se no mês de setembro.
A radiação solar é muito intensa, com quase mais de 3.000 horas de sol por ano, evidenciando a grande diferença térmica entre o dia e a noite nos meses de setembro e outubro, quando a uva amadurece. As condições climáticas do local diferem das do resto da região e arredores pelas fortes rajadas de vento e temperaturas mínimas mais baixas devido à influência do vento norte, mas temperaturas mínimas mais elevadas graças à proteção que conferem natural barreiras a leste e oeste.
A extensão da Serra Juan Navarro a sudeste desacelera grande parte das nuvens que vêm do Mediterrâneo carregadas de água; assim, as chuvas em Chozas Carrascal são menores do que em outras áreas da região.
CULTIVO MEDITERRÂNEO
Tão importante quanto as nossas vinhas e solos é a biodiversidade existente na nossa quinta, que é inevitavelmente marcada pelo carácter mediterrânico do clima. Desde as azinheiras que crescem na quinta e arredores, passando pelas ervas aromáticas como o tomilho ou a alfazema ou plantas com ciclo floral que atraem os insetos. Todos eles são tão importantes para nós como a própria vinha, uma vez que a sua influência se faz sentir diretamente nos nossos vinhos.
Vinho Chozas Carrascal Orgânico Las DosCes Tinto, confira todos os produtos da Chozas Carrascal, D.O. Pago, na região de Utiel-Requena, Valência, Espanha !! Saiba mais!