Descrição
Chozas Carrascal Cava Roxanne Brut 2018
Vinificação: Método Tradicional – Cava Brut
Maturação: 9 meses de autólise
Cor: Amarelo palha com reflexos dourados. Limpo e brilhante. Borbulha fina e persistente
Aromas: Intenso, frutado e delicado. Com notas de maçã, damasco e frutas tropicais. Nuances suaves para a flor de magnólia, torrada e creme.
Temperatura Serviço: Servir entre 6 e 8°C
Tempo Guarda: 10 anos
Características / Harmonização: Fresco e volumoso. Boa estrutura, bolha fina e bem integrada. Acidez equilibrada, persistente e elegante. Harmoniza muito bem com peixe branco, como a pescada, linguado, bacalhau, congro e robalo. Também pode acompanhar frutos do mar, carnes brancas, salsichas ricas em especiarias, presunto ibérico, queijo de ovelha e foie gras.
Particularidades: Denominação de Origem Cava – A Denominação de Origem Cava garante a qualidade exigida pelo Conselho Regulador de Cava e garante a proveniência original deste produto requintado.
Bodega Chozas Carrascal
Chozas Carrascal é uma vinícola familiar com a Denominação de Origem Pago Chozas Carrascal.
Onde produzimos vinhos mediterrâneos de alta altitude, impregnando cada garrafa com a sabedoria da terra, bom trabalho e cuidado diário. Uma forma de compreender o vinho, a uva e o seu cultivo.
MEIO AMBIENTE E BIODIVERSIDADE
Todos os vinhos que fazemos têm um elo comum, o seu carácter puramente mediterrâneo, mas com duas variáveis acrescentadas que modificam e refinam as uvas que obtemos todos os anos: a altitude da nossa vinha, que varia entre 750 e 840 metros, uma das mais altas em toda a comunidade, e a proximidade com a Serra Moreno. A fauna e a flora presentes em Chozas Carrascal também exercem a sua influência, atraindo predadores naturais que nos ajudam a minimizar o trabalho na vinha. É assim que os insetos e as plantas do meio trabalham conosco no cuidado das vinhas, fazendo-as gozar de uma certa autonomia.
O LUGAR
É uma das mais frias da região devido a sua altura e sua proximidade com a cordilheira Juan Navarro, de onde vêm os ventos dominantes do norte. Tratando-se de uma quinta numa planície ligeiramente inclinada, não existem grandes barreiras que impeçam a entrada direta desta influência dos ventos frios do Norte. Os limites do local são aos montes norte, leste e oeste de maior altura, em forma de planaltos alongados, não unidos entre si. Ao sul, o limite é a Vereda Real e o início do planalto central de Requena.
INFLUÊNCIAS DO CLIMA
O clima da região é mediterrâneo-continental. A média anual de chuvas é baixa, em torno de 350-400 litros por ano, concentrando-se no mês de setembro.
A radiação solar é muito intensa, com quase mais de 3.000 horas de sol por ano, evidenciando a grande diferença térmica entre o dia e a noite nos meses de setembro e outubro, quando a uva amadurece. As condições climáticas do local diferem das do resto da região e arredores pelas fortes rajadas de vento e temperaturas mínimas mais baixas devido à influência do vento norte, mas temperaturas mínimas mais elevadas graças à proteção que conferem natural barreiras a leste e oeste.
A extensão da Serra Juan Navarro a sudeste desacelera grande parte das nuvens que vêm do Mediterrâneo carregadas de água; assim, as chuvas em Chozas Carrascal são menores do que em outras áreas da região.
CULTIVO MEDITERRÂNEO
Tão importante quanto as nossas vinhas e solos é a biodiversidade existente na nossa quinta, que é inevitavelmente marcada pelo carácter mediterrânico do clima. Desde as azinheiras que crescem na quinta e arredores, passando pelas ervas aromáticas como o tomilho ou a alfazema ou plantas com ciclo floral que atraem os insetos. Todos eles são tão importantes para nós como a própria vinha, uma vez que a sua influência se faz sentir diretamente nos nossos vinhos.
Chozas Carrascal Cava Roxanne Brut, confira todos os produtos da Chozas Carrascal, D.O. Pago, na região de Utiel-Requena, Valência, Espanha !! Saiba mais!