Descrição
Vinho Tinto Stallone Primitivo di Manduria DOP 2021
Vinificação: As uvas são colhidas manualmente e conferidas na vinícola; em seguida, são submetidas a fermentação a temperatura controlada.
Maturação: Por fim, permanece em aço inox e barricas.
Cor: Vermelho rubi
Aromas: Notas balsâmicas, floreais e de fruta madura.
Temperatura Serviço: Servir entre 14 e 16°C
Características / Harmonização: Na boca é macio, fresco, levemente tânico e com boa persistência. Harmoniza com massas com molhos à base de carne, carne vermelha, queijos duros.
Particularidades: Vinho tinto obtido a partir de uvas Primitivo di Manduria, cultivadas em uma região situada entre Taranto e Brindisi, Puglia, Itália. Utiliza-se o sistema de cultivo espaldeira, com rendimento de 70 qq/ha, em videiras com 60-70 anos de idade. A colheita ocorre nos primeiros 20 dias de setembro.
Vinho equilibrado em concentração e frescor, com notas balsâmicas, floreais e de fruta madura. O sistema de condução espaldeira é responsável pela obtenção de vinhos com alto corpo e potência. A espaldeira é o sistema de cultivo mais antigo do mundo, onde os cachos, próximos entre si, estão situados a poucos centímetros do chão, em uma posição estratégica para recebem calor, umidade e nutrição ideais.
A cultura italiana reconhecida mundialmente pelas suas deliciosas massas, também tem no vinho sua expressão maior. A uva Primitivo tem origem na região da Puglia, no “salto da bota” sul da Itália e fazem sucesso em todo o mundo. O seu nome está relacionado à maturação, enquanto as diversas castas tintas costumam amadurecer em meados de outubro, a Primitivo já é considerada madura em agosto. Este fato nitidamente influencia nas características dos vinhos. A Primitivo muitas vezes não são retiradas da videira imediatamente, então são colhidas com um elevado grau de maturação, levando a elaboração de vinhos com um maior teor alcoólico, ligeiramente adocicados.
Se ainda não conhece, experimente os vinhos da Manduria uma celebração viva da rica herança vinícola italiana !!!